sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PORQUE O MOSQUITO SÓ VEM EM NOSSO OUVIDO?

Porque o mosquito (pernilongo) segue direto para o nosso ouvido?
Você sabia que os mosquitos são atraídos pelo gás carbônico liberado pelos nossos narizes? E que o local da picada está diretamente ligado à nossa respiração? Sim, segundo Milton Strieder, biólogo e professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, RS), os insetos costumam sobrevoar a nossa cabeça antes do ataque, zumbindo próximo aos nossos ouvidos porque o local da picada está diretamente ligado à nossa respiração.
Strieder disse ainda que uma pele mais escura pode ser um fator de atratividade maior do que uma pele mais clara, assim como vestir uma roupa menos colorida. "O pernilongo gosta de locais mais escuros para se alimentar e também para se esconder", contou. O biólogo explicou que o inseto é capaz de encontrar uma pessoa em qualquer área de um quarto escuro por causa dessa capacidade de percepção química, seja qual for a estação climática. "Existem mais de três mil espécies de mosquitos no mundo e cada uma se adapta a determinados ambientes, como florestas e cidades. A alimentação também varia, podendo atacar seres humanos, mamíferos e até aves", completou. O mosquito, ou pernilongo, integra a subordem Nematocera e faz parte da família dos culicidae. Possui um par de asas e um par de halteres (modificações das asas posteriores) utilizados como órgãos de equilíbrio. O canal de entrada do alimento, chamado de probóscide, é adaptado para a sucção de líquidos, como néctar, seiva ou sangue.

A primeira coisa que o mosquito vai fazer para se guiar é a maior concentração de dióxido de carbono próximo a nós que é liberado pela respiração.

Pelo fato de usarmos roupas ou estarmos cobertos quando dormimos o mosquito então vai tentar achar alguma região do nosso corpo que esteja descoberta, no caso a maior probabilidade é a cabeça.

Chegando na área da cabeça o mosquito que é fêmea (machos não sugam sangue) estará emitindo um zunido característico que tem a função de atrair parceiros sexuais (outros machos). Só que na sua cabeça você tem os seus ouvidos que são excelentes amplificadores de som e acabam gerando um eco daquele zumbido que confunde as femeas fazendo as "pensar" que dentro do seu ouvido tem um macho para acasalar. Daí ela vai direto pro seu ouvido.

O pernilongo além de se guiar pelo dioxido de carbono que soltamos ao exalar o ar e pelo cheiro do suor segue também o calor... o ouvido é um dos lugares do corpo por onde o calor mais ´´foge, escoa´´, por isso que eles vão direto no ouvido... e por isso também que assoprar pernilongo não adianta, e também se mexer muito, tentar fugir... tudo isso soh atrai ele!

Estas foram as melhores respostas que encontramos sobre o assunto, e você tem alguma opinião?

Um Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário