terça-feira, 10 de maio de 2011

Amigo da Onça!

Quem você considera como amigos mais íntimos? Creia ou não, esta questão é um assunto de grande interesse para o Senhor. E isso porque suas amizades falam em alto som - tanto a Deus quanto ao mundo - sobre a condição de seu coração.
Alguma vez você pensou em orar:
“Senhor, o que pensas de minhas amizades? São agradáveis a Ti - ou elas Te desagradam?”
O fato é: um amigo justo pode trazer a ligação com a bênção e o favor de Deus, pois encoraja você a um estilo de vida santo. Por outro lado, um amigo ímpio pode ser uma amarra para toda a espécie de mal, levando-o a terríveis cativeiros.

Agora, a Bíblia nos fala que não devemos ser ignorantes no que toca às seduções de Satanás. E um dos ataques mais comuns do diabo, é trazer para dentro de nosso círculo íntimo, alguém que tenha sido induzido ao erro por Satanás - um agente do inferno que tenha a missão de nos destruir. Satanás usa esta tática especialmente com cristãos solitários e que manifestam compaixão. Ele tenta transformar a bondade de uma pessoa sem discernimento, em uma afinidade com um espírito maligno!

Bem agora você pode estar pensando: “Espere um minuto - eu não quero começar a duvidar de meus amigos. Não quero, de repente, ficar desconfiado deles.” Minha resposta para você é: se eles são verdadeiros amigos - se eles estão unidos ao seu coração no Espírito de Cristo - você não deve ter nenhum medo de examinar seu relacionamento com eles. E você fará melhor em olhar para todas as suas amizades à luz das escrituras, ou poderá perder sua própria alma!

É fácil determinar se suas amizades mais chegadas são de Deus, ou se estão sendo plantadas pelo inimigo para lhe destruir. Pense simplesmente em seu melhor amigo, e então responda estas perguntas:
Seu amigo fofoca, difama, fala mal dos outros?
Ele gosta de discutir sobre as escrituras, é um debatedor contínuo, que nunca chega à verdade?
Ele chama as pessoas que temem a Deus de “fariseus”?
Você nota em suas palavras um espírito de desobediência, inveja ou suspeita?
Ele vomita palavras venenosas contra a esposa dele?
Ele tem conseguido pôr maus pensamentos em sua mente, acerca dos outros?
Você começou a se unir a ele em transbordar amargura?
Se o seu amigo se enquadra nesta descrição - se você está sendo levado para mais e mais longe de Jesus por causa desta amizade - pode saber que o diabo pôs essa pessoa em sua vida. Seu amigo tem o espírito de Acabe - e foi enviado para destruir a obra de Cristo em você!

Por outro lado, um amigo verdadeiro e temente a Deus tomará sempre o partido da palavra de Deus, em qualquer assunto, e não necessariamente estará - por vocês serem amigos - do seu lado. Um amigo assim não o aconselhará à amargura do pecado. Pelo contrário, ele o amará o suficiente para lhe dizer a verdade.

Amado, a Bíblia é muito clara sobre esse assunto de amizades:
“Não sejas companheiro do homem briguento nem andes com o colérico, para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma” (Provérbios 22: 24-25). “Quanto àqueles que se desviam para os seus caminhos tortuosos, leva-los-á o Senhor com os que praticam a maldade...” (Salmo 125: 5).
Toma uma posição hoje;
Ore: “Senhor, abra meus olhos acerca de todas as minhas amizades! Ajude-me a vê-las claramente, se boas ou más, se agradáveis ou desagradáveis a Ti. Possam todas as minhas amizades trazer gloria a Ti!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário