quinta-feira, 2 de junho de 2011

80 anos PIB.Guaíba 2013

OREM POR SUA NAÇÃO, SEU ESTADO E SUA CIDADE!
A despeito das adversidades que nos cercam, o livro de Neemias nos leva a refletir no poder do planejamento, da oração, no exercício da sabedoria e do discernimento nas mais variadas áreas de nossas vidas. O Livro de Neemias descreve o processo de restauração dos muros da cidade de Jerusalém, que foram destruídos durante a invasão babilônica comandada por Nabucodonosor em 586 A.C. A cidade havia sido arrasada e a nata do povo (jovens, sábios, soldados, etc.) fora levada para a Babilônia, enquanto que na terra de Judá ficaram apenas os velhos, mulheres, crianças, etc. Diante da assolação que envolveu Israel,
Deus levanta Neemias, cujo nome significa “Deus consola”. Através de um chamado específico, Deus usará Neemias para a reconstrução dos muros e da restauração de seu povo.

1) UM RELATÓRIO DESESPERADOR: O RELATÓRIO DE HANANI - vs.1 a 3.
Eles estavam numa situação precária: “em grande miséria e desprezo...” Os muros derribados e as portas queimadas refletem o status de dor e vergonha dos judeus. Queridos qual é a percepção que temos hoje de muros derribados e portas queimadas? O que dizer de famílias
destruídas; a iniqüidade aumentando; o esfriamento do amor? Precisamos nos incomodar com o quadro de pecado em nossos dias e lutar por uma igreja viva e atuante que cumpra seu papel como sal da terra e luz do mundo.

2) A REAÇÃO DE NEEMIAS - vs.4-11 (assentou, chorou, lamentou, jejuou e orou).
“ Assentei-me”: ele ponderou, refletiu, avaliou a situação. “Chorou e lamentou por alguns dias: ele se comoveu, não admitindo aquele quadro. “Neemias jejuou e orou: a dor do coração foi a dor da alma. Neemias buscou a intervenção divina.

Orar e jejuar: Esta atitude precede a todos os grandes empreendimentos espirituais. A intercessão e ação de Neemias foram fundamentais para a reconstrução dos muros e da cidade. Grandes empreendimentos espirituais requerem sensibilidade, quebrantamento e atitude!

Para refletir e orar: Como eu estou me portando em relação a situações de pessoas, as quais amo e quero vê-las bem, principalmente os meus irmãos que estão afastados de Deus? Tenho me posicionado de forma estratégica diante de tais situações?


3) A ORAÇÃO DE NEEMIAS: vs.5-11
a) Neemias reconhece a grandeza, a misericórdia e a fidelidade de Deus (vs.5)

b) Neemias pede para que Deus escute seu clamor (vs.6) – A intercessão de Neemias é contínua: de dia e de noite. Devemos orar em todo tempo (1Ts.5.17; Ef.6.18).

c) Neemias faz confissão pelo pecado do povo e se inclui (vs.7) – Deus nos chama a interceder pelo pecado do povo e pelo nosso pecado.

d) Neemias “lembra” ao Senhor da Aliança feita no passado (vs.8-10) – Devemos trazer a memória o que Deus fez ontem, com a certeza que Ele pode fazer hoje, segundo a sua boa vontade.

e) Neemias pede a benção de Deus para o ideal que estava em seu coração (vs.11). É necessário crer que Deus deseja trazer um novo tempo ao seu povo. Mas é imprescindível se colocar a disposição. Deus quer fazer de cada um de nós uma benção e um instrumento de edificação na vida das pessoas.

Pensando na mensagem de Neemias, você está disposto a orar e se preparar para “reconstruir” vidas?
Você tem consciência das oportunidades que Deus está lhe dando para mudar um quadro de dor, de pecado?
Você deseja realmente ser usado por Deus? Deus deseja uma reação, Deus deseja que oremos e Deus deseja atitudes para com a Sua obra!
Que o Senhor da Seara nos ajude a reconstruir, usando nossos dons, talentos e manifestando sua preciosa graça em nossas vidas!

FALTAM:

80 ANOS PIB.GUAÍBA-RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário