domingo, 13 de novembro de 2011

Preparai o Caminho do Senhor!

Cambridge,United Kingdom - 2011.
“No dia em que clamei, tu me acudiste e alentaste a força da minha alma. Render-te-ão graças Senhor todos os reis da terra quando ouvirem as palavras da tua boca...” Salmos 138.3
Amados irmãos no Brasil,

A medida que continuo a jornada rumo a preparação no serviço do Senhor aqui em Cambridge tenho aprendido ou mesmo tem sido reforçado o valor de uma vida de dependência completa de Deus na oração. Já fazem agora, quase dois meses que cheguei, desde 31 de agosto, e digo aos irmãos que Deus tem provado seu cuidado não somente por mim, mas também por cada pessoa com quem estamos trabalhando, em especial os estudantes.
Meu foco no primeiro mês foi adaptação, conhecer mais a cidade, a equipe, lugares de trabalho, a igreja em que estou agora congregando e é claro me adaptar a falar inglês, o britânico, o tempo todo. Digamos que entre todos, o maior desafio é a língua, isso porque meu trabalho aqui depende quase que exclusivamente de comunicação. Deus é tão bondoso, e sabendo dessa necessidade, logo de cara, na segunda semana já me mandou para uma conferencia de treinamento da equipe dos voluntários de Friends International chamada Reach Orientation. Passei 5 dias ouvindo palestras em Inglês sem pausa alguma, no começo foi muito fácil, mas em passando o tempo fui ficando cada vez mais cansada até que não podia quase nem falar mais, nem que eu tentasse adiantava. Na terceira semana meu Inglês estava ótimo, até que, na quarta semana fui pra outra conferencia, agora de uma outra equipe a qual faço parte, Careforce, foram mais 5 dias com 60 voluntários de países diferentes, sotaques diferentes e as vezes muito difíceis de entender. O resultado foi que sobrevivi e também estou aprendendo mais sobre o processo de imersão em um outro idioma, o que pra mim também é interessantíssimo. Essas duas conferencias foram grande benção na minha vida, me proporcionaram conhecer as equipes, encontrar pontos em comum e ganhar amigos que tem sido já, um grande suporte nesse “meu novo lar” por um ano aqui na Inglaterra.
Temos três Cafés com foco para Estudantes Internacionais durante a semana, eles são organizados por nossa equipe. Trabalho em dois deles desenvolvendo atividades como por exemple “Noite Latina” e também ministrando estudos Bíblicos. Todos os dias tenho a oportunidade de conhecer pessoas diferentes, todas as nações em uma cidadezinha só. As vezes sinto muito cansada de fazer as mesmas perguntas e freqüentemente dar as mesmas respostas: Qual seu nome? País? Quanto tempo faz que você esta aqui em Cambridge? Vc fala espanhol? Não português! Etc...Depois de dois meses, posso dizer que as coisas começam a mudar um pouco, as amizades com essas pessoas tem aprofundado e os assuntos também. Nesse tempo tenho percebido as oportunidades pra também falar sobre a razão da esperança que há em mim, Cristo. É um semear com paciência, pois, cada um vem de uma cultura diferente, alguns já ouviram o Evangelho, enquanto outros nem ao menos sabem o que é uma Bíblia. Desde que cheguei ajudo com um Club Cristão (Christian Club) que é organizado por um professor em um campus da Bellerby´s School, um trabalho bem novo e difícil. No começo só vinha dois alunos, mas agora o numero tem aumentado e eles estão começando a animar com a idéia de estudarmos a bíblia juntos.

St. Matthew´s Church é a igreja onde congrego, é uma igreja muito boa e acolhedora. Faço parte de um grupo jovem de estudos, que por sinal, tem sido muito edificante. E, também como parte do meu ministério com Estudantes Internacionais e Igreja, ajudo com um grupo de estudos chamado International Fellowship que acontece todos os domingos depois do culto principal. Estudamos bastante, esse é um outro momento agradável pra conhecer melhor os estudantes e ensinar a bíblia com um Inglês mais simples de modo que eles compreendam a mensagem.

Tem três semanas que comecei a ter aulas de Mandarim (Chinês), parecia impossível pronunciar os diferentes tons, mas com a pratica estou melhorando. Minha professora é uma chinesa chamada Feng, ela faz parte do nosso International Fellowship também. Ela tem me animado e disse que comparando com as crianças que ela ensina, estou aprendendo rápido. (Ótima comparação!).
Meu conhecimento Bíblico e transcultural dos tempos de Seminário e CEM tem me ajudado muito, e o melhor de tudo é que surgiu a oportunidade de combinar ainda mais esses conhecimentos e estudar um pouco mais ainda nessa área. Faço um curso chamado TEAM, teológico básico. Decidi fazer por que me ajuda no Inglês e na metodologia Inglesa de preparar estudos bíblicos. Tem sido enriquecedor e desafiador pra mim.

Logo enviarei mais noticias, obrigada por em tudo isso vocês estarem junto comigo, sempre digo que essa é uma das formas que Deus tem usado para me mostrar que “ele esta comigo por onde quer que eu andar”. Louvado seja o Senhor!

Gostaria de compartilhar meus motivos de gratidão e também alguns pedidos de oração:
Gratidão Pedidos
• Pelo apoio de minha Igreja, família e amigos no Brasil.
• Pela rápida adaptação aqui na Inglaterra, no trabalho, língua e cultura diferente.
• Pelos novos amigos e oportunidades de compartilhar o amor de Cristo
• Pelas oportunidades de crescimento nos estudos e comunhão com Deus.
• Por minha saúde, que tem estado bem forte.
• Pelo suporte financeiro vindo do Brasil, agradeço por sua fidelidade. • Pela vida e saúde de 2 brasileiros que conheci: Bruno, Mestrando, é cristão e pede oração para que Deus o fortaleça. Vinicius é um colega meu da Careforce, tem estado muito doente por causa da mudança de temperatura.
• Ore por Amanda, uma chinesa que conhecemos em um dos cafés, ela é interessada em saber mais sobre Jesus, mas tem compartilhado que é mais por interesse na cultura ocidental.
• Martin (Alemão) e Pascal (Frances) os dois não conhecem a Jesus como salvador pessoal. Um é católico e o outro vai a uma igreja aqui. Ore para que seus corações sejam quebrantados por Deus e eles conheçam seu amor.
• Riina (Finlandia), Ore para que Deus desperte nela interesse para conhece-lo também.
• Ore por favor pelos estudos bíblicos que preciso preparar, que eu e os outros membros da equipe sejamos cheios de sabedoria na Palavra.
• Ore por proteção nos deslocamentos de bicicleta pra vários lugares todos os dias.

“Declare His glory among the nations” Psalm 96.3 No amor de Cristo,
Gissele kocznykowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário