terça-feira, 9 de outubro de 2012

Se esvai toda a Sabedoria!

Talvez Você já Tenha Chegado ao Lugar
"Onde se Esvai Toda a Sabedoria"!
"Os que descem ao mar em navios, mercando nas grandes águas, esses vêem as obras do Senhor, e as suas maravilhas no profundo. Pois ele manda, e se levanta o vento tempestuoso, que eleva as suas ondas, sobem aos céus, descem aos abismos, e a sua alma se derrete em angústias. Andam e cambaleiam como ébrios, e esvai-se-lhes toda a sua sabedoria" (Salmo 107:23-27).

Neste salmo, o lugar "onde se esvai toda a sabedoria" é o convés do navio em um mar revolto pela tempestade. Ondas gigantescas carregam o navio à altura do céu, e a seguir o levam às profundidades. Rajadas violentas de vento viram a nave de um lado para o outro de modo que nenhum dos marinheiros consegue se equilibrar. Eles cambaleiam no convés como bêbados.

As velas do barco se rasgam e ficam em pedaços, e poderosas ondas, uma após a outra, explodem sobre o deck. Os marinheiros lutam para se agarrar a algo. Parece que para eles, tudo acabou, e ficam totalmente desesperados. Ficam impotentes - vulneráveis ao poder dos elementos, incapazes de parar a tempestade, sem força para se salvar a si próprios.

Estes marinheiros chegaram a um lugar onde "se esvai toda a sabedoria". Trata-se de uma condição que aflige todos os cristãos uma vez ou outra. Esta frase quer dizer simplesmente: "tendo perdido ou esgotado toda possibilidade de arranjar uma solução".

Em resumo, é o fim de toda habilidade e de todas as fontes humanas de recursos. Não há saída, não há ajuda, não há livramento, a não ser no próprio Deus!

Deus continua nos levando ao ponto,onde todo saber se esvai até aprendermos a confiar inteiramente Nele, não importa o quão sem esperanças estejamos!

Você pode responder: "Mas não sei o que fazer. A tempestade continua violenta. Parece não haver esperança. Não vejo nenhum sinal de ajuda ou de livramento!" À todas estas coisas Deus ainda diz: "Confie em Mim, meu filho - e você será abençoado!"

Não importa se o seu sofrimento reside em sua família, em seus negócios, ou em colocar alimento em sua mesa. Se você colocar a sua confiança total em sua Palavra e em sua fidelidade, Deus promete lhe abençoar - e Ele não pode mentir!
Quando o calor chegar, você nem se preocupará. Ao chegar o vento, você se manterá forte - porque terá aprendido a confiar nEle a despeito de quaisquer circunstâncias amedrontadoras. Você será uma árvore verdejante que carrega o abundante fruto da confiança - e todos em volta receberão a esperança e o encorajamento ao contemplarem sua confiança silenciosa.

Deus, ajude-nos a entregar as nossas vontades, os nossos planejamentos, ao chegarmos a este lugar onde toda a sabedoria se esvai. Que ele possa se tornar em um lugar de renovação da fé e da confiança em nosso amoroso Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário